A era da transformação digital traz desafios, segredos e possibilidades todos os dias. Os avanços desse século são rápidos e mudam diariamente. Com isso, é reconhecido que as empresas muitas vezes não conseguem acompanhar esse ritmo de crescimento.
A indústria 4.0, ou seja, Quarta Revolução Industrial – momento que vivemos na atualidade – usa conceitos de Internet das Coisas e Computação em Nuvem, englobando tecnologias para automação e troca de dados com o objetivo de maior eficiência e produtividades dos processos. Uma pesquisa da Mckinsey mostrou que 90 principais organizações “lighthouse” (empresas que aplicam tecnologias da indústria 4.0) do Fórum Econômico Mundial, 63% conseguiram aumentar a produtividade adotando soluções tecnológicas, além de relatos de benefícios em termos de sustentabilidade, agilidade, tempo para entrada no mercado e customização.
O segmento do varejo não escapou. No livro “A Quarta Revolução Industrial”, lançado em 2016, o autor e economista alemão Klaus Schwab afirmou que no mercado varejista as ferramentas digitais têm muitos objetivos – trazer inovações no estabelecimento, melhorar a experiência de compra dos consumidores e aumentar o ticket médio. Apesar disso, ainda é muito difícil para muitas empresas encarar os desafios da era da informação, já que existem diversas possibilidades e segredos. Por isso, vou te passar alguns entendimentos sobre o assunto.
Tratamento de dados
O conceito de dados ainda é confuso por grande parte das pessoas. Qualquer relacionamento criado entre empresa e consumidor (cadastro com nome, idade, sexo, endereço, etc), além de informações de compra e navegação gera dados. Esses dados precisam de softwares e métricas especializados para entender a trajetória do comprador com a instituição e assim gerar fidelização para vendas futuras. Além disso, é sempre necessário estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Estratégia Omnichannel
Estratégia omnichannel ou omnicanalidade é a prática de realizar venda em multicanais online e offline integrados, melhorando a experiência do cliente. E-mail, WhatsApp, Instagram são algumas das infinitas possibilidades para isso. Quer entender mais sobre venda omnichannel? Acesse o link e descubra as soluções da Zipper.
Cultura organizacional
Já conferimos alguns segredos importantes para o varejo na era digital. Mas como agir na cultura interna da empresa? Como implantar ferramentas ajudantes e engajar os funcionários a adquirirem conhecimento para torná-las parte do cotidiano? Na Zipper contamos com uma equipe de alto desempenho junto à plataforma Pulses, a qual nos permite inúmeras possibilidades de trabalhar melhor o chamado People Analytics, cada vez mais importante no momento atual, trazendo soluções que variam desde sistemas de reconhecimento e avaliação, até acompanhamentos de clima semanais. Ficou curioso? Clique no link e entenda como isso funciona.
Na prática
Como o varejo coloca em prática os avanços da Indústria 4.0? Como isso pode ajudar nas vendas e no processo de compra do cliente? Na Zipper contamos com diversas soluções para o varejo – anúncios geolocalizados, vendas ativas por WhatsApp com comunicação personalizada e escalável, estoque de loja física digitalizado e indicadores do varejo omnichannel.