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A era da transformação digital traz desafios, segredos e possibilidades todos os dias. Os avanços desse século são rápidos e mudam diariamente. Com isso, é reconhecido que as empresas muitas vezes não conseguem acompanhar esse ritmo de crescimento.

A indústria 4.0, ou seja, Quarta Revolução Industrial – momento que vivemos na atualidade – usa conceitos de Internet das Coisas e Computação em Nuvem, englobando tecnologias para automação e troca de dados com o objetivo de maior eficiência e produtividades dos processos. Uma pesquisa da Mckinsey mostrou que 90 principais organizações “lighthouse” (empresas que aplicam tecnologias da indústria 4.0) do Fórum Econômico Mundial, 63% conseguiram aumentar a produtividade adotando soluções tecnológicas, além de relatos de benefícios em termos de sustentabilidade, agilidade, tempo para entrada no mercado e customização.

O segmento do varejo não escapou. No livro “A Quarta Revolução Industrial”, lançado em 2016, o autor e economista alemão Klaus Schwab afirmou que no mercado varejista as ferramentas digitais têm muitos objetivos – trazer inovações no estabelecimento, melhorar a experiência de compra dos consumidores e aumentar o ticket médio. Apesar disso, ainda é muito difícil para muitas empresas encarar os desafios da era da informação, já que existem diversas possibilidades e segredos. Por isso, vou te passar alguns entendimentos sobre o assunto.

Tratamento de dados

O conceito de dados ainda é confuso por grande parte das pessoas. Qualquer relacionamento criado entre empresa e consumidor (cadastro com nome, idade, sexo, endereço, etc), além de informações de compra e navegação gera dados. Esses dados precisam de softwares e métricas especializados para entender a trajetória do comprador com a instituição e assim gerar fidelização para vendas futuras. Além disso, é sempre necessário estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Estratégia Omnichannel

Estratégia omnichannel ou omnicanalidade é a prática de realizar venda em multicanais online e offline integrados, melhorando a experiência do cliente. E-mail, WhatsApp, Instagram são algumas das infinitas possibilidades para isso. Quer entender mais sobre venda omnichannel? Acesse o link e descubra as soluções da Zipper.

Cultura organizacional

Já conferimos alguns segredos importantes para o varejo na era digital. Mas como agir na cultura interna da empresa? Como implantar ferramentas ajudantes e engajar os funcionários a adquirirem conhecimento para torná-las parte do cotidiano? Na Zipper contamos com uma equipe de alto desempenho junto à plataforma Pulses, a qual nos permite inúmeras possibilidades de trabalhar melhor o chamado People Analytics, cada vez mais importante no momento atual, trazendo soluções que variam desde sistemas de reconhecimento e avaliação, até acompanhamentos de clima semanais. Ficou curioso? Clique no link e entenda como isso funciona.

Na prática

Como o varejo coloca em prática os avanços da Indústria 4.0? Como isso pode ajudar nas vendas e no processo de compra do cliente? Na Zipper contamos com diversas soluções para o varejo – anúncios geolocalizados, vendas ativas por WhatsApp com comunicação personalizada e escalável, estoque de loja física digitalizado e indicadores do varejo omnichannel.

Grandes clientes como Kopenhagen, Paula Torres, Adidas, Adcos estão no nosso portifólio com mais de 150 milhões em vendas influenciadas no ano de 2021. Acesse nosso site, fale com um especialista e alcance o essencial no varejo digital.